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Pesquisadores

Maria do Socorro Pimentel da Silva

http://lattes.cnpq.br/8282083433640454

Professora Titular da Faculdade de Letras (FL) e do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde trabalha em ensino, pesquisa e extensão desde 2002. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti (1984), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1995), doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Linguística pela UNICAMP (2011). Atua nos Cursos de Graduação (Licenciatura em educação intercultural) e Especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar, bem como na Pós-Graduação em Linguística. Suas Áreas de atuação são Políticas Linguísticas, Revitalização de Línguas Indígenas Ameaçadas, Letramento em Línguas Indígenas, Documentação de Saberes Indígenas (especialmente do povo Karajá) e Educação Escolar Indígena (formação de professores e professoras indígenas). Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Intercultural da UFG (2007 a 2012). Coordenou o Curso de Especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar (2012 a 2016). É coordenadora da Ação ?Saberes Indígenas na Escola? da rede UFG/UFT/UFMA (2013 a 2020). Tem estudado a língua Karajá (Macro-Jê). Tem orientado trabalhos sobre línguas indígenas, letramento e alfabetização em línguas indígenas, políticas linguísticas de revitalização de línguas indígenas, bilinguísmo, educação escolar indígena e formação de professores e professoras indígenas. Coordena o grupo de pesquisa ?Línguas e Saberes Indígenas?. É bolsista de produtividade do CNPQ. Dedica-se, ainda, à formação de pesquisadores e pesquisadoras indígenas da região Araguaia-Tocantins. Coordenada o Centro de estudos de línguas e saberes indígenas do Núcleo Takinahakỹ. É autora e organizadora de 23 livros e tem mais de 50 publicações. Criou em 2016 a revista 'Articulando e Construindo Saberes', que tem como proposta a publicação de trabalhos inéditos, sob forma de artigos, que promovam a articulação e construção de saberes, em uma perspectiva decolonial, abordando temáticas transdisciplinares e interculturais de valorização e fortalecimento das epistemologias subalternizadas, de vitalidade das línguas indígenas, e de retomada dos saberes indígenas milenares.

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