A disciplina "Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais", do projeto "Encontro de Saberes", possibilita o intercâmbio entre as alunas(os) e mestras(es) de diversos universos culturais tradicionais do Brasil. Visa trazer diferentes formas de conhecimento, saberes pouco correntes, ou mesmo excluídos da universidade, com o objetivo de ampliar as perspectivas de entendimento sobre algumas questões básicas de interesse da Antropologia e demais áreas de conhecimento, a partir de diálogo com diferentes cosmovisões do mundo.
Uma das motivações principais da disciplina é ampliar o horizonte epistêmico do mundo universitário brasileiro, que jamais tinha aberto espaço para os saberes dos Povos Indígenas, Povos Quilombolas, Comunidades Afro-brasileiras e das demais Comunidades Tradicionais. Através da ampliação do horizonte epistêmico da universidade, busca-se romper também com a percepção de que apenas aqueles que passaram pelo ensino superior acumularam conhecimentos válidos para o mundo acadêmico.
A primeira versão da disciplina Arte e Ofícios dos Saberes Tradicionais foi realizada em agosto de 2010, com o apoio do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação. A disciplina foi ministrada para alunos de graduação, em módulo livre, e teve a duração de um semestre. Arte e ofícios se estende nos demais anos 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 subdividida em módulos ou temáticas integrados composta por professoras(es) colaboradoras(es), mestras e mestres e aprendiz de mestras(es) onde tem um tecer da teoria e da práxis nas aulas.